Você conhece a Universidade Aberta do SUS?

Já ouviu falar na Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)? Talvez nunca tenha ouvido falar, mas o Sistema Único de Saúde (SUS) possui uma universidade que disponibiliza cursos gratuitos na modalidade a distância para profissionais da área de saúde.

Na UNA-SUS esses profissionais de saúde podem aprimorar seus conhecimentos através dos cursos gratuitos a distância.

Criado em 2009, o sistema é integrado por 12 universidades públicas, cinco núcleos do Telessaúde Brasil, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e secretarias de Saúde da Bahia e de Minas Gerais. A coordenação fica a cargo do Ministério da Saúde e da Fiocruz.

Estão disponíveis cursos autoinstrucionais a qualquer trabalhador da área, além de programas de especialização, aperfeiçoamento, extensão e atualização a profissionais do SUS.

UNA-SUS

cursos gratuitos na universidade aberta do sus

Criada em 2009, a UNA-SUS tem o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento, disponibilizando a educação em saúde por meio de cursos desenvolvidos por universidades de qualidade. Atualmente, existem 14 instituições credenciadas, que oferecem cursos em áreas relevantes, como saúde da família, vigilância em saúde ambiental, saúde materna e infantil, saúde mental, gestão da assistência farmacêutica e capacitação de gestores do SUS.

A UNA-SUS conta com mais de 43 mil profissionais cadastrados, e, apenas este ano, já realizou 14 cursos. O histórico educacional e a experiência de trabalho de cada profissional estará registrado na Plataforma Arouca, assim como a relação de ofertas de cursos e módulos educacionais disponíveis.

Como participar dos cursos gratuitos

A Rede UNA-SUS oferece cursos a distância, integralmente gratuitos, aos gestores e a diversas categorias de profissionais da saúde que atuam no SUS. Para se inscrever em um de nossos programas, o interessado deve ler atentamente ao edital, pois cada curso tem suas especificidades e os requisitos, que podem variar dependendo do público-alvo (por exemplo, alguns são apenas para enfermeiros, gestores, auxiliares, médicos etc), do nível acadêmico (nível superior, técnico, médio), da localidade (pode ser um curso nacional ou específico para determinada região ou estado), aprovação do gestor responsável, entre outros.

Você pode acompanhar nossa oferta de cursos pelo site da UNA-SUS, ou através da Plataforma Arouca, onde é possível consultar editais e informações relativas aos requisitos para inscrição, início das turmas, além da lista de cursos ofertados.

Qualquer dúvida, deixe um comentário.

Você conhece a Universidade Aberta do SUS?
1 (20%) 1 vote
Digite abaixo o seu email e receba gratuitamente cursos gratuitos através do seu email!



Cursos Online 24 Horas

Comentários

Aprenda 17 maneiras de ganhar dinheiro na internet

Fique tranquilo, odiamos spam