Encceja 2018: Entenda o que é e como fazer sua inscrição

Encceja 2018: Entenda o que é e como fazer sua inscrição. Se você não sabe o que é o Encceja, preste bastante atenção, pois você ou alguém de sua família, ou amigos, podem precisar dele e perder as inscrições, que já estão abertas.

O que é o Encceja 2018

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é indicado para quem não concluiu os estudos no tempo regular. Até 2016, o Enem podia ser usado para obter o diploma do ensino médio ou fundamental. Foram 991.268 inscritos no último ano em que o Enem serviu para esse propósito. Em 2017, 1,5 milhão de pessoas no Brasil e no exterior se inscreveram no Encceja.

O que você precisa saber antes de fazer sua inscrição

Além de ter interrompido os estudos, os candidatos que buscam certificação do ensino fundamental precisam ter 15 anos completos na data de realização da prova, que neste ano está marcada para 5 de agosto. Para quem quer o certificado de ensino médio é preciso ter, no mínimo, 18 anos. Brasileiros que moram no exterior e pessoas privadas de liberdade também podem participar.

As provas aplicadas para o ensino fundamental trazem questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; História e Geografia e Ciências Naturais.

Para o ensino médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

Com o resultado do exame, os participantes podem receber a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, para aquele que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, e a declaração parcial de proficiência, para o que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas. 

Como fazer sua inscrição no Encceja 2018

Jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino já podem se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional).

O sistema foi aberto às 10h desta segunda-feira (16) e estará disponível até o próximo dia 27 de abril. As inscrições são gratuitas, então não perca tempo e faça a sua agora mesmo.

→ Quero fazer minha inscrição!

Basta seguir as instruções na página acima.

De acordo com o governo federal, a novidade desta edição é que será preciso justificar ausência na prova de 2017. “Gratuito, o Encceja Nacional teve uma taxa de ausência de 60% em 2017”, informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo.

 

Encceja 2018: Entenda o que é e como fazer sua inscrição
5 (100%) 2 votes

1 thought on “Encceja 2018: Entenda o que é e como fazer sua inscrição”

Comentários