Os webinars são plataformas digitais que, como qualquer outro software, apresentam versões e funcionalidades muito variadas. Nem todas são iguais. Acesse o artigo e entenda mais sobre o assunto.

Como obter a melhor formação online com as webinars

Um empregado formado é um valor para a empresa na que trabalha. Antes de entrarmos na era digital, para isto acontecer era necessário os empresários fazerem grandes investimentos para se assegurarem de que seus trabalhadores evoluíam e se adaptavam às novas necessidades. Mas agora é possível aceder a esta formação contínua de um jeito muito mais rápido, econômico e personalizado, graças aos webinars.

Mas o que são estas ferramentas online tão famosas e demandadas? Basicamente, seminários onde se adquirem conhecimentos teóricos, técnicos e práticos através de internet, com todas as vantagens associadas a não ter que assistir fisicamente a um local num dia e uma hora certos. Estas caraterísticas fazem possível que as empresas possam oferecer formação aos seus empregados com mais flexibilidade e menos custos. Também, para os trabalhadores é uma oportunidade de atualizar e melhorar sua experiência profissional sem deixar seu trabalho para assistir a aulas presenciais.

Os webinars são plataformas digitais que, como qualquer outro software, apresentam versões e funcionalidades muito variadas. Nem todas são iguais. Os mais simples são úteis para formações igualmente simples que incluem conteúdos pequenos e poucos elementos audiovisuais e interativos. É mais uma plataforma de armazenamento de documentos, similar a uma biblioteca online. Mas há também aquele webinar software avançado e sofisticado com o que as empresas conseguem oferecer formações complexas e com múltiplas ferramentas para os usuários.

webinar

Assim, os melhores webinars estão a oferecer a possibilidade de conectar as plataformas com outras como Google, Dropbox, Facebook, Twitter, Youtube ou LinkedIn. Foi precisamente o LinkedIn que incorporou há já algum tempo os webinars como uma parte muito importante da sua oferta como site de emprego e relacionamento entre profissionais. Os usuários desta rede social podem participar em webinars gratuitos desenvolvidos por empresas e instituições educativas públicas e privadas. Desta forma, conseguem adicionar novos conhecimentos e aptidões nos seus perfis com o objetivo de progredir nas suas empresas ou chamar a atenção de outras.

Uma das vantagens que apresentam os webinars desde uma perspectiva social é que facilitam o aceso à formação a pessoas que noutras condições não poderiam assumir as despesas de cursos oficiais que, além de serem caros, também são muitas vezes incompatíveis por questões horárias de trabalho. Por isso, agora muitas mais pessoas podem formar-se online sem impedimentos económicos.

Também as empresas se beneficiam da existência dos webinars. Estudos recentes acharam que mais da metade das empresas no Brasil utilizam ou utilizaram nos últimos anos estas ferramentas para atualizar a formação dos seus trabalhadores. Outros dados estatísticos e noticias mostram que os webinars têm ajudado muitas empresas -especialmente de pequeno tamanho- a crescer e prosperar nos seus mercados.

Tão importante como decidir-se a utilizar, já seja como usuário ou como empresa, os webinars é também saber escolher o mais apropriado para satisfazer as necessidades especificas de cada pessoa em cada momento. Como já dissemos, há uma grande variedade e a continua evolução digital faz que seja preciso ponderar as novas plataformas e as opções que oferecem para decidir que webinar é o que mais nos convém.

Como obter a melhor formação online com as webinars
5 (100%) 1 vote

Comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.