Como descobrir qual a melhor carreira para você em 3 passos simples

Esse artigo é um guest post escrito por Gustavo Cançado do souVestibulando.com.

Humanas, exatas ou biológicas? Escolher qual profissão seguir e qual faculdade fazer não é nada fácil e não existe um método mágico, rápido e objetivo que te diga exatamente qual é a melhor profissão para você em um piscar de olhos.

Mas calma! Descobrir qual é a carreira dos seus sonhos é possível e neste artigo você vai aprender como fazer isso em 3 passos simples.

1) Trace seu perfil

O primeiro passo na escolha do curso é o autoconhecimento. Identifique quais são seus talentos, valores e preferências. Talento é aquilo que você faz com facilidade, de maneira natural e pelo qual recebe elogios, portanto pense naquilo sobre o que seus amigos e familiares sempre pedem a sua opinião. Você pode simplesmente perguntar isso a eles, essa é a melhor maneira de descobrir seus talentos.

Faça um Teste Vocacional, assim você irá identificar outras características suas que não tinha pensando antes.

Pense também no que você gosta de fazer, o que desperta mais o seu interesse. Nesse ponto tenha cuidado! Não é só porque você é bom com números que tenha que fazer o curso de matemática, ou que tenha que fazer veterinária só porque gosta de animais. Por fim, faça uma lista com as atividades que você deseja e as que não deseja exercer profissionalmente, por exemplo “trabalhar ao ar livre”, “ajudar pessoas”, “trabalhar em equipe”.

Anote tudo isso e você terá uma lista de características que sua futura profissão deve ter.

2) Selecione suas áreas de interesse

Selecione as carreiras que vão permitir a você conciliar da melhor maneira seus talentos e preferências, além de exercer atividades que te dão prazer. Nessa etapa você deve pesquisar várias opções de cursos e ver quais se encaixam com seu perfil. No Teste Vocacional Online do souVestibulando.com você terá uma indicação de alguns cursos que têm a ver com você.

Se informe sobre as disciplinas, campos de atuação e faça uma lista com os cursos que você mais se identificou. Sites de universidades também são uma ótima fonte de consulta.

3) Descubra como é na prática

Chegou a hora de descobrir como será seu dia a dia caso escolha cada uma das carreiras que você listou. Pesquise sobre as rotinas de trabalho, remuneração, oportunidades de emprego e o mais importante: converse com profissionais que já atuam naquelas profissões.

Você pode encontrar esses profissionais na internet ou mesmo ir até seus locais de trabalho e pedir para que mostrem o que eles fazem na prática. Questione os pontos positivos e negativos, peça conselhos e tire todas as suas dúvidas.

Após ter feito isso, você terá em suas mãos todas as informações que precisa e será mais fácil se decidir, mesmo que ainda esteja em dúvida entre duas carreiras. Conte com a ajuda dos seus amigos e familiares nessa hora também.

Lembre-se que você está escolhendo uma profissão à qual vai dedicar muitos anos da sua vida, por isso ela deve te proporcionar acima de tudo alegria e bem estar.

Esse artigo foi útil?
Digite abaixo o seu email e receba gratuitamente cursos gratuitos através do seu email!



Cursos Online 24 Horas

Comentários

Aprenda 17 maneiras de ganhar dinheiro na internet

Fique tranquilo, odiamos spam