Jovem aprendiz Correios: Aprenda como funciona

O programa Jovem Aprendiz é um programa de abordagem nacional e tem o objetivo de aumentar oportunidades para os jovens no mercado de trabalho. Assim, o jovem aprendem uma profissão e tem mais chances de conseguir um bom emprego futuramente, já que essas iniciativas são importantes, principalmente, para quem ainda não possui experiência profissional. O grande diferencial do jovem aprendiz é a inserção de jovens no mercado sem que eles tenham que abrir mão dos estudos.

Um dos programas mais procurados atualmente é o Jovem Aprendiz dos Correios, tanto que na edição de 2014, os Correios chegaram a receber mais de 170 mil inscrições em todo país.

A seguir você conhecerá mais sobre o programa, quem pode participar e outras informações.

jovem aprendiz correios

Quais são as vantagens de ser um Jovem Aprendiz?

Como dissemos anteriormente, a grande vantagem é que o estudante não precisam abandonar os estudos para participar do programa, já que frequentar a escola é um dos pré-requisitos para concorrer a uma das vagas. Além disso, como o aprendiz é remunerado um bolsa salário, o programa representa uma oportunidade de complementar a renda familiar. O jovem pode ficar vinculado ao programa por até dois anos.

No caso do Jovem Aprendiz dos Correios, o aprovado recebe uma bolsa no valor de meio salário mínimo e tem de cumprir uma carga horária de 20 horas semanais, ou seja, quatro horas por dia. Além da remuneração, os participantes do programa também recebem vale-transporte, vale-refeição, planos médicos e ondontológicos.

Outra característica importante do programa Jovem Aprendiz dos Correios é o fato dele oferecer capacitação para os estudantes por meio de uma parceria com instituições de ensino, geralmente o Senai ou Senac.

Se aprovado o jovem irá exercer o cargo de auxiliar administrativo e poderá participar de toda a rotina de trabalho dos Correios, como por exemplo: receber as pessoas que vão até as unidades dos correios, trabalhar com planilhas, documentos, aprender como funciona a dinâmica dos correios, entender como é a produção de relatórios. O programa Jovem Aprendiz deve ser encarado pelo adolescente como um espaço de aprendizagem e amadurecimento.

Quem pode participar do Jovem Aprendiz dos Correios?

Para concorrer as vagas do programa, é necessário que o candidato tenha entre 14 e 22 anos; que ele esteja frequentando a escola regularmente; e ter obtido média igual ou superior a cinco no último ano que cursou a escola. Ter boas notas é importantes para conseguir uma melhor classificação no programa.

Também é importante lembrar que, no processo seletivo, os beneficiários de programas do governo federal como o Bolsa Família, possuem preferência na contratação e esse pode ser um critério de desempate para a aprovação.

Inscrições e processos seletivos

As inscrições para o programa Jovem Aprendiz dos Correios são feitas exclusivamente pelo site http://www.correios.com.br. No site são publicados os editais do processo seletivo todas as condições e regras para a contratação.

Acompanhe o site dos Correios para não perder a data de inscrição e fique atento, pois a disponibilidade das vagas depende de cada cidade e região.

Gostaram das Informações? Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Esse artigo foi útil?
Digite abaixo o seu email e receba gratuitamente cursos gratuitos através do seu email!



Cursos Online 24 Horas

Comentários

Aprenda 17 maneiras de ganhar dinheiro na internet

Fique tranquilo, odiamos spam