Curso online grátis de Ajax

Está em busca de um curso online grátis de Ajax? Então preste atenção nessa notícia.

O site Escola Completa possui vários cursos, todos gratuitos, e de grande qualidade. Hoje vou dar destaque para o curso de Ajax, mas quando entrar no site, procure também por outros cursos que eles tem como HTML5, CSS, WordPress, Drupal, Banco de Dados MySQL, Photoshop e outros.

Sobre o Ajax

AJAX (acrônimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript and XML, em português “Javascript e XML Assíncronos”) é o uso metodológico de tecnologias como Javascript e XML, providas por navegadores, para tornar páginas Web mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. Foi inicialmente desenvolvida pelo estudioso Jessé James Garret e mais tarde por diversas associações. Apesar do nome, a utilização de XML não é obrigatória (JSON é frequentemente utilizado) e as solicitações também não necessitam de ser assíncronas. (Wikipédia).

AJAX não é um novo modelo para desenvolvimento web. Os navegadores implementam essa tecnologia desde o ano 2000 (no mínimo). Porém sua popularização nos últimos anos tem também trazido consigo muitas outras melhorias para a Web. Tem estimulado a construção de aplicações Web mais dinâmicas e criativas. AJAX não é uma tecnologia, mas um conjunto de tecnologias conhecidas trabalhando juntas, cada uma fazendo sua parte, oferecendo novas funcionalidades. AJAX incorpora em seu modelo:

  • Exposição e interação dinâmica usando o DOM;
  • Intercâmbio e manipulação de dados usando XML e XSLT;
  • Recuperação assíncrona de dados usando o objeto XMLHttpRequest e XMLHttpResponse;
  • JavaScript fazendo a junção entre os elementos.

O modelo clássico de aplicação web trabalha assim: a maioria das ações do usuário na interface dispara uma solicitação HTTP para o servidor web. O servidor processa algo, recuperando dados, realizando cálculos, conversando com vários sistemas legados, e então retorna uma página HTML para o cliente. É um modelo adaptado do uso original da Web como um agente de hipertexto, porém o que faz a web boa para hipertexto não necessariamente a faz boa para aplicações de software.

Com a popularização de sistemas que funcionam inteiramente na Web e também com o aumento da velocidade das conexões banda larga, o problema da espera pelo envio e retorno da página inteira se tornou muito mais evidente para o usuário. Obviamente, se nós estivéssemos projetando a Web a partir do zero para aplicações, não faríamos com que os usuários esperassem em vão. Uma vez que a interface está carregada, por que a interação do usuário deveria parar a cada vez que a aplicação precisasse de algo do servidor? Na realidade, por que o usuário deveria ver a aplicação ir ao servidor toda vez?

As principais vantagens das aplicações que utilizam AJAX para determinadas requisições é que os dados trafegados pela rede são reduzidos e o usuário não precisa aguardar a página ser recarregada a cada interação com o servidor.

A popularização das tecnologias que o AJAX reúne foi muito importante para a criação do conceito Web 2.0, que até hoje gera grandes divisões entre os maiores pensadores da Web.

Apesar de não possuir nada inovador em sua essência, o uso de AJAX revolucionou a Web inteira, trazendo à tona muitos conceitos importantes para o desenvolvimento web.

Algumas tecnologias que fazem uso de AJAX

  • Google earth
  • Google maps
  • AWB

curso grátis de Ajax

curso gratis ajax

O curso grátis de Ajax é um conteúdo desenvolvido pela Escola Completa composto por texto e vídeo aulas. Para participar do curso, basta acessar o link abaixo, ele é totalmente gratuito.

Esse artigo foi útil?
Digite abaixo o seu email e receba gratuitamente cursos gratuitos através do seu email!



Cursos Online 24 Horas
One Comment

Comentários

Aprenda 17 maneiras de ganhar dinheiro na internet

Fique tranquilo, odiamos spam