Como colocar os cursos online no currículo?

Esse artigo é um Guest Post escrito por Adriano Silva do iCurriculum Vitae.

Hoje em dia é muito comum encontrar cursos de aperfeiçoamento, técnicos ou pós-graduação na internet. Com a atual tecnologia e os benefícios da Educação à Distância é quase impossível encontrar alguém desta geração que ainda não tenha em seu currículo pelo menos um exemplo.

Mas, embora cada vez mais os cursos online começam a fazer parte do cotidiano do brasileiro, muitas dúvidas pertinentes ao assunto chegam a nós enviadas pelos nossos leitores. Fizemos uma compilação das principais dúvidas que recebemos sobre cursos online no Curriculum Vitae e esperamos poder contribuir para seu sucesso profissional.

1. EU POSSO MENCIONAR OS CURSOS QUE FIZ NA WEB NO MEU CURRÍCULO?

Sim, os cursos online são considerados como qualquer outro curso. Uma dica importante para se considerar quando escolher o próximo curso à distância na web é observar se eles oferecem a carga horária e os conteúdos aprendidos no verso do certificado.

2. AONDE EU COLOCO MEUS CURSOS ONLINE?

Escolha um modelo padrão de currículo (já falamos disto em outros artigos!) e procure o local destinado a Formação Acadêmica, caso você tenha feito um curso técnico, graduação ou pós. Mas se você tem certificados de  cursos com uma carga horária menor, tais como extensão e atualização, coloque-os em Cursos de Aperfeiçoamento.

3. EU DEVO MENCIONAR TODOS OS MEUS CURSOS?

Depende. Um currículo deve ser simples e o mais objetivo possível, por isso, apenas mencione os cursos que tenham alguma relação com o cargo pretendido. Não é necessário mencionar, por exemplo, um curso de WebDesign, se você está procurando emprego para professor de Física.

E se você tem uma lista enorme de cursos, todos relacionados à sua profissão, opte pelos últimos que fez. É importante que seu futuro chefe saiba que você está em constante atualização e não é uma daquelas pessoas que ficaram paradas no tempo, quando ainda se fazia cursos de datilografia.

Após fazer esta seleção, ainda sobraram mais de 5 cursos? Os próximos critérios devem ser: carga horária maior ou instituição que tenha o nome mais reconhecido.

cursos online gratuitos

4. DEVO MENCIONAR QUE ELES SÃO À DISTÂNCIA?

Uma regra básica para currículos e entrevistas é: Nunca MINTA! Mas não há nada de errado em OMITIR. Você não precisa escrever com todas as letras que seus cursos são online, sabe por quê?

Algumas pessoas ainda torcem o nariz para essa modalidade de educação, não corra o risco de perder o seu emprego por causa disso.

Certifique-se, no entanto, de colocar o nome do curso, o ano concluído e a instituição de ensino.É claro que algumas instituições de ensino EAD já são tão conhecidas no meio que é fácil saber que seu curso foi feito à distância, mas isso não significa que você é quem deve sair contando para todo mundo esse detalhe.

Exemplo:

  • Pós Graduação em Contabilidade Pública. FGV, conclusão em 2009.

5. EU FIZ UM CURSO ONLINE E AINDA NÃO RECEBI CERTIFICADO, DEVO INCLUÍ-LO?

Não, na verdade, NUNCA! Essa regra vale para qualquer modalidade de cursos. Apenas inclua no seu currículo informações que você possa comprovar, ou você poderá se passar por mentiroso.

Caso a instituição peça um prazo para enviar o certificado impresso, solicite uma via digital por e-mail ou um documento assinado pelo responsável, certificando que você participou do curso, com a data de conclusão e a carga horária total.

6. EU FIZ ALGUNS CURSOS À DISTÂNCIA E ME MANDARAM O CERTIFICADO POR E-MAIL. O QUE FAZER?

Muitas instituições de ensino à distância optam por enviar os certificados em forma digital no e-mail do aluno, por ser a forma mais econômica, prática e rápida e não depender de terceiros, como o Correios, por exemplo.

Em situações como esta, apenas imprima o certificado, não há problemas. Para sua segurança guarde o documento digital no seu e-mail ou em seu computador, você pode precisar dele futuramente.

Aproveite as facilidades dos cursos online e não fique parado, o mercado de trabalho exige uma atualização constante e a especialização em uma área de conhecimento.

Se você não encontrou a resposta para a sua dúvida aqui, deixe-nos um comentário e teremos prazer em respondê-la.

Crédito da imagem: http://www.sxc.hu/photo/987822

Digite abaixo o seu email e receba gratuitamente cursos gratuitos através do seu email!



Cursos Online 24 Horas
5 comentários

Deixe uma resposta