800 vídeo aulas na Universidade São Paulo (USP)

Que tal aprender com mais de 800 vídeo aulas na Universidade São Paulo (USP)? Então preste atenção nesse artigo, pois vou te revelar o que é o Portal e-Aulas USP e como você pode utilizá-lo para obter conhecimento gratuito direto de sua casa, usando seu computador.

Portal e-Aulas USP

Com o propósito de incorporar novas tecnologias ao método tradicional de ensino, o Portal e-Aulas USP é uma plataforma que reúne e disponibiliza videoaulas produzidas pela Universidade São Paulo. O novo serviço é uma iniciativa da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), inspirada em portais semelhantes de instituições internacionais de ensino superior, como Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard e Princeton.

O portal pode ser utilizado tanto por professores e alunos da USP como pela comunidade em geral. Constitui-se, assim, uma forma de a Universidade democratizar o conhecimento produzido, possibilitando que a sociedade tenha acesso ao conteúdo apresentado por seus docentes.

video aulas na universidade são paulo USP

Para o reitor João Grandino Rodas, “com esse portal, estamos, em primeiro lugar, aumentando a possibilidade da utilização de novas ferramentas no ensino presencial; e, em segundo lugar, abrindo para toda a população brasileira parte do acervo da Universidade, fazendo com que, democraticamente, que o internauta possa assistir a qualquer vídeo, a qualquer momento. Isso é indispensável para que a USP possa avançar mais um patamar e ficar mais próxima do futuro”.

Adotando uma linguagem dinâmica e interessante, as videoaulas atendem à demanda crescente por conteúdos digitalizados por parte das novas gerações, habituadas ao ambiente virtual e ávidas consumidoras de vídeos. De acordo com o superintendente de Tecnologia da Informação, Gil da Costa Marques, “a STI já estuda a possibilidade de ter, em breve, cinco equipes de produção de vídeos à disposição dos docentes que estejam dispostos a gravar seus conteúdos. Isso deverá otimizar a produção e aumentar a quantidade de vídeos de qualidade produzidos pela USP”.

Desenvolvido para facilitar o acesso ao conteúdo, a plataforma é multilíngue e possui um sistema de busca multifacetada, com a ferramenta de autocomplete. Permite, aindao acesso cruzado, ou seja, a partir de um vídeo, o Portal sugere outros vídeos com conteúdo relacionado. O Portal também é compatível com as redes sociais e alguns vídeos estão disponíveis para download.

Na segunda fase do projeto, que deverá ser implementada até o final do ano, o Portal permitirá que os vídeos sejam legendados e que outros arquivos sobre o assunto em questão, mesmo que estejam em formatos diferentes, possam ser inseridos. Segundo a pesquisadora do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica e coordenadora do Grupo Gestor do e-Aulas, Regina Melo Silveira, o Portal e-Aulas USP também será incorporado ao Portal de Busca Integrada do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi).

Dessa forma, o usuário que pesquisar sobre um determinado assunto obterá como resultado não apenas livros, teses e artigos relacionados, mas também os vídeos produzidos sobre o tema.

Como assistir as vídeo aulas na universidade São paulo

Para assistir vídeo aulas na universidade São paulo basta clicar no link abaixo.

800 vídeo aulas na Universidade São Paulo (USP)
5 (100%) 3 votes
Digite abaixo o seu email e receba gratuitamente cursos gratuitos através do seu email!



Cursos Online 24 Horas

Comentários

Aprenda 17 maneiras de ganhar dinheiro na internet

Fique tranquilo, odiamos spam