7 Erros frequentes dos candidatos na entrevista de emprego

Esse artigo é um guest post escrito por Ryan Freitas.

A entrevista de emprego é um momento muito importante, para lhe ajudar nesse momento, separei 7 erros frequentes dos candidatos na entrevista de emprego.

7 Erros frequentes dos candidatos na entrevista de emprego

Evitando esses erros, certamente suas chances de sucesso no processo de seleção, e a contratação para a vaga de emprego desejada, vão aumentar muito, confira abaixo.

1- Atrasos

Esse é um dos erros fatais, que impressão você estará dando ao entrevistador, pois se na entrevista você já chegou atrasado imagina quando já estiver trabalhando? Portanto para que você não cometa esse erro seja pontual, saia de casa cedo e tente antecipar o que pode acontecer de imprevisto. Se for de ônibus procure confirmar o horário e se realmente vai chegar com antecedência no local indicado.

2- Não prestar atenção no entrevistador

Olhar desviado, aéreo, ficar olhando no relógio, com o celular na mão e sem dar atenção ao entrevistador é outro erro comum. Ao chegar ao local indicado cumprimente o entrevistador, preste atenção nele, nesse momento esqueça o celular, o relógio, a decoração do ambiente e mantenha o foco na entrevista. Prestar atenção no que o entrevistador fala é fundamental, mostre que você é uma pessoa focada e concentrada, procure não desviar o olhar ou a atenção.

3- Despreparo

Nervosismo é normal, isso até os especialistas deixam claro, mas a falta de preparo é muito diferente, não saber o nome correto da empresa, seu segmento de atuação dentre outras particularidades é um erro grave. Para que isso não aconteça é necessário fazer o dever de casa, conhecer a empresa, o segmento, mercado atuante, políticas e cultura da empresa, isso irá demonstrar ao entrevistador que você além de ser um profissional qualificado é bem informado.

4- Falar muito ou pouco

Não saber o momento de parar de falar ou falar muito pouco é uma falha, quem muito fala acaba dizendo algo que não deveria ser dito, e quem não fala nada deixa a oportunidade escapar. Manter o bom o senso é fundamental, falar o necessário escolhendo as palavras e sabendo quando é o momento certo de se calar é essencial para o seu sucesso.

5- Postura e gestos

Chegar à sala do entrevistador já sentando sem postura, debruçando na mesa, braços muito agitados, muitos gestos desnecessários irá deixar uma má impressão sobre seu comportamento, isso é um erro inclusive na sala de espera antes mesmo da entrevista. Então como agir? Procure manter uma postura adequada, tanto nos momentos que antecedem, como durante a entrevista. Não fique escorado e nem encostado em paredes ou com os braços em cima da mesa, não gesticule muito, não fique de braços cruzados. A expressão corporal é importante, mas tudo em excesso é ruim;

6- Falar mal sobre as últimas empresas

Muitos candidatos perdem pontos importantes na entrevista, pois deixam escapar a insatisfação com empregos anteriores e começa a falar mal dos gestores e das empresas. Preste atenção! O entrevistador interpreta essa situação da seguinte forma, o dia que você sair da empresa você irá fazer o mesmo, então quando surgir perguntas sobre empresas e gestores anteriores mesmo havendo insatisfação de sua parte faça uso do bom senso e fale somente aquilo que irá agregar valor a sua imagem profissional;

7- Salário

Porque essa questão é sempre polêmica? Uma empresa, quando busca um candidato, está interessada em um profissional que vai trabalhar não somente pelo dinheiro, mas também porque gosta do que faz e está em busca do melhor, tanto para ele como para a empresa. Então chegar à entrevista já preocupado com o salário, ou fazer perguntas somente sobre a remuneração, é outro erro grave. Saber a remuneração é importante, mas existem outros fatores que irão influenciar a sua escolha pela vaga como ambiente organizacional, cultura, política, equipe de trabalho, oportunidades de carreira, benefícios oferecidos e vários outros pontos.

Dica extra

Com essas dicas você terá maiores chances de ter sucesso, mas eu posso lhe ajudar a chegar ainda mais longe, pois como já falei, sou um profissional com mais de nove anos na área de Recursos Humanos e entendo muito do processo de entrevista de emprego, tanto do ponto de vista do entrevistador, como do entrevistado e posso lhe dar ainda mais dicas de valor para seu sucesso numa entrevista de emprego.

Você pode pensar que o seu currículo é bom, mas existem maneiras dele ser melhor, você pode pensar que você fala muito bem e por isso irá se dar bem na entrevista, mas você pode ser ainda melhor, você pode pensar que sabe como participar de uma dinâmica de grupo, mas você pode se superar diante dos candidatos participantes, eu posso através do meu e-book ajudar a você ser ainda melhor nas etapas de um processo de seleção através da preparação e aquisição de conhecimentos valiosos para você, saiba o que você vai encontrar no meu produto:

  • Como melhorar minha empregabilidade;
  • Como preparar um currículo de sucesso;
  • Como descrever o perfil profissional;
  • A importância da informação;
  • Como entrar em contato com a empresa;
  • Comunicação adequada;
  • Conhecer as etapas de um processo de seleção e muito mais…

O melhor de tudo é que você ainda irá ganhar um bônus, um modelo de currículo criado por mim com visual limpo e com exemplos sobre o preenchimento, com informações que realmente o entrevistador precisa ter em mãos.

Se quiser conhecer o e-book Entrevista de Emprego: Segredos Revelados, basta usar o link abaixo. Ele custa apenas R$ 17,00.

Boa sorte e sucesso sempre em sua carreira!

Esse artigo foi útil?
Digite abaixo o seu email e receba gratuitamente cursos gratuitos através do seu email!



Cursos Online 24 Horas

Comentários

Aprenda 17 maneiras de ganhar dinheiro na internet

Fique tranquilo, odiamos spam