18 mil vagas em curso pré-vestibular gratuito no Rio de Janeiro

Está a procura de um curso pré-vestibular gratuito? Se você mora no Estado do Rio de Janeiro, essa notícia é excelente pra você, pois fala justamente sobre um pré-vestibular gratuito no Rio de Janeiro.

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) está com inscrições abertas para o pré-vestibular gratuito (Pré-Vestibular Social) para 18 mil vagas em 2012.

Essa é uma oportunidade para muitos estudantes que não teriam condições de arcar com estudos extras para garantir um lugar em universidades públicas.

Segundo balanço da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), em 2011, mais de 1,6 mil estudantes foram aprovados em cursos de graduação a distância. Com essa aprovação, os alunos garantiram acesso a instituições de ensino superior no Estado, como Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Este ano, as vagas podem ser disputadas por qualquer pessoa que tiver concluído o ensino médio ou estiver no último ano.

As inscrições vão até o dia 8 de fevereiro, na página da fundação, na internet. O conteúdo das aulas inclui todas as matérias necessárias para o ingresso ao nível superior, como língua portuguesa, redação, matemática, física, química, biologia, geografia, história, inglês e espanhol. Todo o material didático também é gratuito.

O Pré-Vestibular Social foi criado no Estado há nove anos e já atendeu mais de 110 mil alunos, segundo a Cecierj.

Documentos necessários para a inscrição

1.      Certificado/Diploma/Declaração de Conclusão ou Declaração da Escola de que está Matriculado em fevereiro de 2012 no último ano do Ensino Médio.

2.      Cópia do CPF e cópia da Identidade do Candidato –  Ninguém faz vestibular ou o Enem sem o CPF e Identidade. O CPF é imprescindível porque é a chave para a entrada no formulário de inscrição na Internet. O CPF pode ser cadastrado em qualquer agência dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica e o número de inscrição é fornecido na hora. Atenção, o CPF deve ser do próprio candidato.

3.      Cópia da conta de energia elétrica, mostrando o valor e o endereço, e de outras despesas que o candidato julgar convenientes.

4.      Cópia de comprovantes de renda. Quem não tiver contracheque ou carteira assinada poderá apresentar declaração de próprio punho informando sua atividade profissional e o quanto ganha por mês.

5.      Texto do candidato, escrito de próprio punho e assinado, de no máximo 30 linhas, levando em consideração seu interesse no Pré-Vestibular Social e tratando de sua trajetória como estudante e de seus planos;

Anote seu nome e número de inscrição com a sigla do polo em uma folha branca e junte com as cópias dos seus documentos (veja a lista abaixo). Grampeie tudo, coloque em um envelope grande e anote novamente seu nome e seu número de inscrição com a sigla do polo neste envelope.

Os documentos solicitados devem ser grampeados na seguinte ordem:

1 – Folha em branco com nome e o número de inscrição com a sigla do polo;

2 – Cópia do CPF do candidato (não pode ser do responsável);

3 – Cópia de documento de identificação: identidade ou carteira de trabalho. Os menores de 18 anos que não possuem identidade podem apresentar cópia da Certidão de Nascimento;

4 – Cópia do comprovante de escolaridade: certificado, declaração de conclusão ou histórico escolar do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos ou equivalente. Os candidatos concorrentes às vagas das categorias “C” e “R” que ainda não concluíram o Ensino Médio devem apresentar declaração da escola de que estão matriculados declaração da escola de que estão matriculados no último ano do Ensino Médio Regular ou do Curso Normal em Nível Médio;

5 – Texto do candidato, escrito de próprio punho e assinado, de no máximo 30 linhas, levando em consideração seu interesse no Pré-Vestibular Social e tratando de sua história como estudante e de seus planos;

6- Cópias dos comprovantes de rendimentos do candidato e dos demais residentes no mesmo domicílio que recebam algum tipo de renda. Quando não tiver como comprovar o rendimento obtido, o candidato ou o residente no mesmo domicílio deverá fazer declaração de próprio punho descrevendo a atividade exercida e o rendimento mensal;

7 – Cópia integral da conta de energia elétrica mais recente, mostrando o valor e o endereço informados pelo candidato no formulário de pedido de inscrição. Quando não tiver como comprovar a conta de energia elétrica, ou a conta estiver em nome de não morador no domicílio ou, ainda, se a conta for dividida entre outros domicílios, o candidato deverá fazer uma declaração de próprio punho explicando a situação.

Como fazer a inscrição no Pré-vestibular gratuito

Para fazer a inscrição no Pré-vestibular gratuito, primeiro sugiro que siga os passos abaixo:

  1. Acesse o edital e confira se você pode mesmo participar http://pvs.cederj.edu.br/sys/2012_AL_selecao_extensivo/PVS2012_edital_alunos_Extensivo.pdf
  2. Acesse a tabela de vagas http://www.pvs.cederj.edu.br/_joomla/files/2012_alunos_extensivo_vagas.pdf
  3. Acesse a página de inscrição http://pvs.cederj.edu.br/sys/2012_AL_selecao_extensivo/

Qualquer dúvida, acesse o site da Fundação em http://portal.cederj.edu.br/prevestibular/index.php?option=com_content&view=article&id=27&Itemid=25

Esse artigo foi útil?
Digite abaixo o seu email e receba gratuitamente cursos gratuitos através do seu email!



Cursos Online 24 Horas
2 Comments

Comentários

Aprenda 17 maneiras de ganhar dinheiro na internet

Fique tranquilo, odiamos spam